Diversos > Sensei Poker Prefácio do Applications of NLHE pelo Ben "Sauce123" Sulsky21/11/2016 às 19:17

Rodrigo Motoki

Descrição:

Tinha mencionado que tinha traduzido o prefácio que ele escreveu de introdução ao livro no meu primeiro vídeo, recebi alguns comentários que tinham interesse no texto, então segue ele ai:

PS: Pelo que eu me lembre, cortei uma parte da tradução.

"Para os nossos objetivos, um jogador perfeito busca encontrar a estratégia perfeita, que é a estratégia a qual qualquer desvio é break-even ou perde contra a

melhor contra-estratégia de nosso oponente. Para qualquer jogo existe pelo menos uma estratégia perfeita. Como um jogador profissional de poker GTO(Game Theory Optimal), meu 

tempo e esforço se dirige a chegar o mais perto possível da estratégia perfeita. Cada passo dessa jornada é chamado de "estratégia quase perfeita".

Como jogador de poker eu tenho que priorizar o prático acima do teórico todo o tempo. Em outras palavras, não importa o quão interessante a teoria de jogo

possa ser, eu preciso me perguntar "Como isso vai me fazer ganhar dinheiro?". Uma errada crítica constante do GTO na comunidade de poker é que ele não é particularmente lucrativo,

mais especificamente que o jogo GTO pode ser útil em minimizar perdas contras excelentes jogadores, e falha em ganhar o máximo contra jogadores fracos.

Vamos pensar usando um jogo simples que todos conhecemos: Pedra, papel ou tesoura(PPT). Um simples exercício mental deve te possibilidar achar a estratégia

perfeita para PPT em apenas alguns minutos. Imagine que antes de cada jogada, você escrava em um papel a frequência com a qual você jogaria pedra, papel

ou tesoura - e desse esse papel pro seu oponente. Por exemplo, pedra metade das vezes, papel metade das vezes e pedra nunca. Já que o oponente sabe que

agora sua estratégia é nunca jogar tesoura, ele nunca vai jogar pedra, e das suas opções restantes papel é superior por que ela sempre empata ou ganha. 

Mais genéricamente, toda vez que nosso oponente sabe que nossas frequências estão desbalanceadas, nós tornamos fácil para ele escolher uma opção estratégica

que vai nos derrotar no longo prazo.

Consequentemente, a estratégia perfeita de PPT deve tornar todas nossas frequências iguais para poder se defender contra um oponente que conhece nossa 

estratégia - por consequência, jogar pedra, papel e tesoura um terço das vezes cada é a estratégia perfeita. Uma coisa interessante sobre a estratégia

perfeita de PPT é que cada estratégia jogada contra ela vai ter um valor esperado (EV) de 0. Mesmo as jogadas mais exploitativas - por exemplo, sempre pedra -

empatam contra a estratégia perfeita.

Vamos pensar sobre mais um jogo simples: jogo da velha. Jogo da velha é um jogo de informação completa, que significa que podemos ver todas as jogadas

passadas dos oponentes. Qualquer jogador competente de jogo da velha sabe que jogos entre dois jogadores bons sempre vai terminar em empate. Se ambos os 

jogadores jogarem a estratégia perfeita, o jogo terminaria em empate, da mesma maneira que em PPT. Mas, diferente do PPT, quando um jogador desvia da 

estratégia perfeita, seu oponente é capaz de garantir a vitória. 

O termo técnico para uma estratégia sub-perfeita que sempre empata ou perde contra a estratégia perfeita é chamada de estratégia dominada. Meu maior

projeto como jogador de poker perfeito é eliminar do meu jogo a maior quantidade de estratégias dominadas possível.

Xadrez por exemplo é um jogo muito mais complicado de informação completa. Xadrez é complicado o suficiente que ainda não foi solucionado 100%, mas simples

o suficiente que os melhores computadores são capazes de quase sempre ganhar dos melhores humanos, e SEMPRE ganhar contra os jogadores medianos. Para o 

computador, xadrez é bastante como jogo da velha quando jogado contra um jogador novato que não percebe que sua estratégia é dominada. Em um jogo complicado

como xadrez, a estratégia perfeita sempre irá vencer contra mesmo estratégias quase-perfeitas bem avançadas.

Na minha experiência, poker é bastante como xadrez, e nem um pouco como pedra papel & tesoura. Poker perfeito (ou quase) vai simplesmente destruir até mesmo

estratégias relativamente fortes jogadas por pessoas inteligentes, por que mesmo jogadores profissionais (eu mesmo incluso) usam muitas estratégias dominadas.

Mas mesmo se jogarmos poker com a intenção de explorar nossos oponentes, é frequentemente muito útil conhecer a estratégia quase perfeita para poder escolher

uma estratégia exploitativa apropriada, especialmente se nosso oponente também é um bom jogador. Em outras palavras, nós podemos usar nossa melhor estimativa

do que é jogo perfeito é em ordem para fazer ajustes para explorar nossos oponentes. Em adição, uma estratégia quase-perfeita no poker ganha contra praticamente

qualquer estratégia é provável de usar."

Comentários

aLØnohara

21/11/2016 às 20:17

muchas gracias Rodrigo!

Eu já havia lido o txt no livro do Matthew Janda.

Ao reler agora o txt parece simples, mas não é.

É simples pq é igual a uma equação matemática.

Complexo pq é semelhante a semântica na linguística.

Haha, o poker é simplesmente complexo. Fácil de apreender, difícil de dominar.

Preciso ler o livro 'Applications' durante o dia.

Tentei ler antes de dormir e results: sempre durmo pesado, kkkk.

vamoQueVamo :)

Rodrigo Motoki

21/11/2016 às 21:37

Esse prefácio do Sulsky é sensacional! E tome um café, um Red bull ou o que for, mas leia o Applications, livro é bom demais :D.

"Poker takes five minutes to learn but a lifetime to master." - Mike Sexton

Rodrigo Motoki

21/11/2016 às 21:35

O texto tava num .TXT aqui e agora que vi que a formatação do post ficou toda zoada, e não consigo editar mais, sorry hahaha!

aLØnohara

22/11/2016 às 00:01

no problem man!

A forma é importante SIM.

No entanto, o conteúdo é que é o FUNDAMENTAL.

Vivemos na Era das Aparências. Porém, sempre devemos procurar por conteúdo, mesmo q seja muito+ dolorido pensar por si.

BTW (já q falamos do Mike), fiquei muito feliz com o 1st WPT do Mike Sexton.

http://www.cardplayer.com/poker-news/21039-mike-sexton-wins-2016-world-poker-tour-montreal-main-event

"Poker takes five minutes to learn but a lifetime to master." - Mike Sexton

Poker FTW :D

Fale conosco