OMAHA > Mid Stakes PLO 200 3b pot , call pre ? e flop?30/09/2015 às 03:12

Felipe "lipreTTT" Costa

Descrição:

Essa mão é de boa de dar call na 3b? E o flop faz o que?

Blinds: $1 /$2

• Seat 1: lipreTTT ($197 in chips)
  • Seat 2: holla@yoboy ($246.20 in chips)
  • Seat 3: QuesoFranceS ($211.01 in chips)
  • Seat 4: Bedathanmost ($112.40 in chips)
  • Seat 5: GrindHeaps ($285.47 in chips)
  • Seat 6: pokermason1 ($299.89 in chips)

Mão de lipreTTT

J
A
9
7

Pre-Flop

• holla@yoboy: posts small blind $1
  • QuesoFranceS: posts big blind $2
  • Bedathanmost: folds
  • GrindHeaps: folds
  • pokermason1: folds
  • lipreTTT: raises $5 to $7
  • holla@yoboy: raises $16 to $23
  • QuesoFranceS: folds
  • lipreTTT: calls $16

Eu to fazendo 3.5x do BTN pq a galera flata muito bb x btn . De boa?

Flop

J
10
3
  • holla@yoboy: bets $42
  • lipreTTT: calls $42

Comentários

Vinicius Bellebone

30/09/2015 às 05:20

Std o open do botão! Eu já abriria essa mão do CO, e em mesas fracas até de MP. Ela tem uma boa conectividade, cartas altas, e um nut fdraw, então é bem tranquilo.

Sobre o size, eu não curto muito abrir 3.5x (pot), mas sei de muitos regulares que fazem. Isso vai depender de como jogam os blinds, se eles tendem a jogar passivamente pre-flop pode ser uma boa, porque vamos jogar um pot maior, com um alto SPR (Stack to pot Ratio) e em posição. Agora se os blinds forem agressivos, eu faria um valor menor, pra aumentar o SPR em um eventual 3bet pot, e me permitir ter mais jogabilidade pos-flop, levando em conta que nós vamos ter uma desvantagem de ranges grande.

Como jogado, eu foldo facilmente no flop vs essa aposta. Com esse size, eu duvido muito que tenha fold equity. Esse é um flop que conecta muito bem com o range dele, e quando ele vai pra bet/call vão ter MUITAS mãos que nos dominam, com cartas altas, como: KQJT, JT98, KKQx, KKxxhh, AAxxhh, AKQJ, etc. Qualquer flush fdraw, ou algum combo de pair +draw que nos domine, já nos deixa em uma situação bem ruim. Nesse board nossa mão engana muito, os unicos turns bons seriam 8c, 8d, 8s,e ainda perdemos pros combos de Q9 que vão ser muitos no range dele.

Por isso é importante a questão do size pre-flop, com um SPR menor, nós teríamos mais jogabilidade pos-flop, podendo dar outplay em alguns spots, etc. Agora vs essa bomba não tem o que fazer, se for jogar range x range a gente ta morto.

Felipe "piv" Boianovsky

30/09/2015 às 13:33

Sobre o pré-flop, em high stakes quase todo mundo tem aberto pot no btn, pelo que você falou. Em plo a gente sempre tem uns 40% de equidade heads-up, o que nos faz poder defender quase 100% no BB, fechando a action, vs um range loose do btn, com um desconto e boas pot-odds vs sizings menores. Por isso o raise pra 3.5x com um range um pouquinho mais tight acaba tendo um EV maior do que um raise baixo com um range mais loose. Ainda assim, acho que em small stakes a frequência que você vai achar regs over-foldando o big ainda é grande o suficiente. É bem importante ter stats de fold BB pra BTN steal e pra SB steal no hud em plo small stakes, porque a nossa estratégia tem que ser muito diferente contra alguem que folda pouco, médio e muito.

Sobre a sua pergunta "é de boa pagar 3b com essa mão", em plo IP o nosso fold pra 3bet vai ser perto de 0. É parecido com o motivo da gente fletar tanto no big, a gente vai estar fechando a action pré-flop, recebendo boas odds, e mesmo vs um range forte de 3bet a gente ainda tem muita equity com a maioria do nosso range. E em 3bet pot o SPR fica menor, o que diminui questões como reverse implied odds, que são mais importantes em single-raised pot. Essa mão é um call bem obrigatório vs a 3bet aí.

No flop é o que o belle falou. Esse board hita muito hard o range de 3bet do SB, e quando ele quase pota a gente tem que foldar, porque não tem equity suficiente pra atolar no flop vs range de pot dele, e fletar flop é ruim, pq o SPR no turn vai ser quase 1, e ele vai shovar com muita frequência, e tem pouquíssimas cartas que melhoram nossa mão que não melhoram o range dele também.

Anônimo

17/10/2015 às 02:42

muito show de bola esse site, estou vendo todas as maos

Raphael Nogueira

18/10/2015 às 14:53

Se tu for abrir 3.5x do BN provavelmente já deve ser um range que não se deve foldar pra 3bet. A sua frequência de call no turn com essa mão é muito baixa e isso faz com o que flop já seja fold contra um range que raramente vai desligar no turn.

Yuri Martins Dzivielevski

23/10/2015 às 19:39

E ae Lipras!

Open de 3,5x do BTN é de boa sim. Gosto mto de olhar o fold vs BTN open do bb do vilão. Eu mesclo mto meu size do btn. Faço mais ou menos assim: 3,5x caras que foldam 25% -, 3x 25%~45%, 2,5x 45% ~ 60%, 2x 60% +. Faço raises menores vs shortstacks e crio estratégias de limp BTN vs eles tb.

O call na 3 bet é bem padrão. Existem pouquíssimas situações em que foldo para uma 3 bet IP. Spots como QQxx vs 3 bet do short stack são situações que da pra foldar tranquilo.

Sei que vc não perguntou sobre o flop, mas o flop é fold bem padrão. Temos uma mão mega vulnerável, que não tem nenhum draw para nuts, em um board extremamente dinâmico. E eu não consigo ver uma mão forte no seu range quando vc da só call. Nesse tipo de board acho que quase todo o seu range que deve continuar vc deve shovar. 

Abraço

Anônimo

28/10/2015 às 16:05

call pf é obrigatorio.  No flop eu foldo tb pelos motivos que bellebone e lipe falaram acima. Agora o lipe considerou defender quase que 100% do BB contra o butão loose, eu concordo, mas adiciono que tem que defender quase que 100% contra o butão tight tb, pq ainda sim teremos 40% com praticamente qualquer mao fechando a ação.

Felipe "lipreTTT" Costa

28/10/2015 às 22:23

Fala nuc!!! Bom te ver aqui!!!

Felipe "piv" Boianovsky

30/10/2015 às 09:35

Bem-vindo mano leo!

Vinicius Bellebone

31/10/2015 às 02:54

Eu acho que vocês tão supervalorizando essa questão de odds. Se eu começar a defender quase 100% do BB vs BTN, eu vou ta defendendo muito lixo, com uma jogabilidade terrivel, ainda mais OOP.

Pra qualquer reg decente, vai ser facil DEMAIS me explorar, e acredito que vou acabar perdendo mais, do que simplesmente foldar PF.

Felipe "piv" Boianovsky

31/10/2015 às 12:27

Belle, se alguém desse open limp no MP por exemplo, e você tivesse K832 rainbow no big, você ia dar open fold, por ser uma mão ruim de jogar pós-flop, ou check-behind pra ver o flop de graça ?

Se a gente não for inferior ao nosso oponente em habilidade, e souber jogar pós-flop, a gente não vai cometer erros do flop pra frente com mãos que tem jogabilidade ruim, pra fazer com que o EV, do flop pra frente, seja negativo. No exemplo do open limp, se a gente sempre der open fold no flop quando não hitar o nuts, e só continuar se flopar o nuts, já seria melhor dar check-behind pré-flop do que open fold.

É claro que é muito diferente vs um raise, já que a gente tem que dar call e colocar mais ficha no pot. Se a gente recebe pot odds de 2 pra 1 (vs 3.5x), e precisamos realizar 33% do pot por exemplo, pode ser que com uma mão que tenha 40% de equidade, mas seja muito dominada, tenha jogabilidade ruim / dificuldade de realizar equidade, e um pouco de reverse implied odds, como um K932 single suited no 3 por exemplo, não realize o suficiente, e seja fold. Mas eu acho que você ta supervalorizando um pouco o efeito que "jogar um range fraco" pós-flop vai ter sobre a nossa lucratividade nesse spot.

Você disse "vai ficar facil ele me explorar"... beleza, porque a gente vai ter um range muito fraco e vai ser dificil defender vs c-bet no flop por exemplo, certo ? Beleza, ele vai ter um spot de cbet lucrativo... Mas será que essa lucratividade no cbetando o flop é maior do que a lucratividade de puxar 1 blind e meio pré-flop ?

Vs 3x, por exemplo, a gente ta investindo 2 blinds, num pot que vai ter 6.5 blinds... se desse pot de 6.50 blinds, a gente pegar pra gente em média uma parcela de 2.50 blinds (menos que 40% do pot), a gente lucra 0.50 blinds no call, tornando a situação como um todo numa situação de EV negativo de -0.50 bbs, enquanto o fold seria uma situação de -1 bb.

Tendo dito tudo isso, é claro que um iniciante em plo não pode defender um range loose, porque ele vai cometer erros pós-flop. E isso vai ser mais prejudicial do que foldar direto pré-flop. Mas se você joga bem pós-flop, o fato de ter uma mão ruim que é dominada vs o range dele, não faz com que você vá perder mais dinheiro do flop pra frente... pode ser que faça com que você não recupere o suficiente pra compensar as fichas a mais que colocou pré-flop, mas na maioria dos casos, imo, não vai ser o caso.

Anônimo

31/10/2015 às 13:44

Como o lipe disse, se vc souber jogar o flop dificilmente um reg consegue te explorar, na verdade acho até o contrário que o belle falou, como eu te disse acima me referia a defender quase 100% contra reg tight fechando a ação, sendo ele o mais facil de se explorar...  Tenho observado tb com o tempo jogando plo 50 que os unicos regs lucrativos são justamente os que defendem muito do BB, em especial aqueles que são dificeis de jogar, que dão dk, raise cbet, dk pot e tal no flop. Quanto mais defender o BB maior séra o seu range, com isso mais probabilidades de eventos vc poderá executar... Cabe a vc executar mais proximo da precisão e será bem dificil jogar contra vc. Um reg tight não terá esse arsernal e será facil explora-lo.

Felipe "piv" Boianovsky

31/10/2015 às 14:42

Nisso eu discordo um pouco de você mano leo... Contra um cara que tem um range relativamente tight do button, como uns 38% por exemplo, ele ainda tem um range amplo suficiente pra acertar a maioria dos boards e ter board coverage... mas no geral vai ter uma vantagem de range muito grande, com muita vantagem de equidade e posição, e aí, pra gente ter vantagem nesse spot, a gente teria que ser muito melhor em habilidade... ai é outro assunto, que não tem correlação com o cara ser tight ou loose pré-flop...

Mas o ponto é que mesmo em desvantagem, pelas nossas pot-odds, a gente consegue recuperar mais que o investimento no call, pra fazer com que o call seja melhor que o fold...

Anônimo

01/11/2015 às 01:50

Sim, vc tem razão, mas não é bem isso que queria dizer... Apesar de vcs terem mencionado o bt acima, eu me refiro  ao call do bb fechando a ação contra jogadores tight. independente da posição, Sendo o vilão um utg ou um mp abrindo... É claro que um bt vai ser looser em sua maioria sendo ele tight ou looser, mas quando disse o call é nessas condições, e do bt é como vc disse, situação de ev negativo -0.50 bbs.

Vinicius Bellebone

01/11/2015 às 23:43

Boaaaa Piv e Leo!!

Eu ainda acho que precisa de um ponto de equilibrio, 100% é sick. Mas entendi os pontos de vocês, nice discussão!!

Vou testar algumas coisas no meu game

E o que vocês acham de spots multiway? Acho esse tipo de spot é MUITO mais complexo, se eu me basear só em odds teria que defender quase sempre tbm :P. Acho que fatores como jogabilidade da minha mão e um possivel potencial pra nuts, começam a valer muito mais.

Felipe "piv" Boianovsky

02/11/2015 às 02:06

Pot multiway é bem diferente mesmo, até pq a equity é dividida em 3, então a equity em si diminui... E a frequência que vamo estar dominado com certas mãos é muito maior multiway, diminuindo muito a jogabilidade... ainda assim, eu defendo relativamente loose...

Vinicius Bellebone

01/11/2015 às 23:47

Btw, to testando muita coisa no meu game nos ultimos meses. Então eu sempre mudo uma coisa ou outra, e vejo como eu me adapto, é interessante ouvir opiniões de outros players.

As vezes vcs podem me fazer enxergar muita coisa de uma forma diferente, e vice-versa.

Anônimo

03/11/2015 às 08:51

Multiway muda completamente realmente. Mãos como 3458ss, 6783ss, tjq4ss que é insta call fechando a ação do bb, já não tem muita vantagem da call por estarem dominadas como o lipe disse.  Eu só acho que só tem um porém, em low stacks é muito complicado ser vencedor  deixando passar toda vez do BB ainda que seja Multiway, o rake come sendo bem desonesto com quem joga low. Só que aí sim, precisa selecionar bem o numero de maos que vamos jogar de acordo com os jogadores que estão no pot, mãos que nunca pensariamos em dar call em hu fechando ação do bb como QQJ2ss,JJ95ss em um utg por exemplo,podem ser bem melhor e mais efetivas num pot multway do que uma mao como 6783ss num pot multiway  do bb.

Fale conosco